Olá!

Seja bem vindo a este blog.
A escola Professor Galvão espera que sua passagem por aqui seja satisfatória e proveitosa.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Culinária Paraense



A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi.
A mandioca é a base da alimentação do paraense, sua utilização é muito vasta e abrangente. Por ser muito nutritiva, a macaxeira cozida substitui tubérculos, cereais e o trigo. Na doceria é um ingrediente de notável sabor em pudins, bolos, e mingaus.
Das farinhas retiradas da mandioca, a mais apreciada é a farinha d'água. Antigamente, a farinha d'água equivaleria a um pão de trigo; a farinha seca a uma broa; com a carimã faria-se mingaus e, com a tapioca, faria-se beijus. Hoje, infelizmente, o beiju restringem-se à mesa nativa, mesmo no Ver-o-Peso é raro e difícil encontrarem-se beijus.
Há também o tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca, que não dá para descrever seu maravilhoso sabor sem prová-lo, seja acompanhando carne, peixe, mariscos ou puro, quente-quase fervendo, com ou sem jambu. E, sem esquecar, a iguaria do Estado, o Pato no tucupi.
Inicialmente, a mandioca e seus derivados era apenas consumida pelos pobre e pelos índios, mas com o passar do tempo, tornou-se ingrediente indispensável na mesa dos ricos também

Um comentário:

Anônimo disse...

Açaí combina com tudo não é mesmo?
com bife, com camarão, com charque, com frango, já vi até com ovo! tem gente que toma doce, outros com um pouquinho de sal, mas há que prefira tomá-lo sem nada. Ainda, existe uma raça de paraense metido a besta, hehehe, é aquela que toma açaí com farinha de tapioca, enquanto que bom mesmo é tomá-lo com farinha de mandioca, ou farinha d'agua.Eu, papa-chibé assumido, tomo do jeito que vier.

Muito boa a culinária paraense.
Abraços!!!